O milagre da aquafaba

Publicado em Alimentação, Receitas
Receitas com aquafaba

Se você é vegano ou vegetariano como nós já deve saber que a nossa cozinha está mais para um laboratório químico, cheio de experiências e experimentos alimentícios. Fazer receitas sem utilizar ingredientes de origem animal é simples, mas demanda certa dedicação e paciência. Você provavelmente vai errar bastante até descobrir novos jeitos de cozinhar e vai ficar muito frustrado quando achar que tem a solução ideal e a receita desandar. Foi durante algumas pesquisas sobre substituições de ingredientes que eu descobri o milagre da aquafaba! Se você nunca ouviu falar nesse troço, se acalme. Vou explicar direitinho o que é e como você pode utilizar essa maravilha.

A aquafaba nada mais é do que a água de cozimento do nosso grande amigo grão de bico. É estranho mas, milagrosamente, quando você bate essa água ela forma uma espuma bem encorpada e fica com consistência de claras em neve. Ou seja, dá pra substituir os ovos em todas as receitas e isso abre um mar de opções deliciosas que podem voltar ao nosso cardápio de um jeito mais simples do que imaginávamos.

Para facilitar ainda mais a vida de vocês, separei algumas receitas deliciosas feitas com aquafaba. Vamos lá!

Antes de tudo, veja como fazer a aquafaba:

Maionese

Foto por: casaecozinha.com

Ingredientes: 100ml de aquafaba, 200ml de óleo (ou mais, precisa ser suficiente para dar o ponto de maionese), 1 colher de sopa de vinagre branco, 1 colher de sopa de mostarda e 1 pitada de sal.

Modo de preparo: Coloque a aquafaba no liquidificador ou no mixer e bata até que ela fique com uma aparência esbranquiçada. Vá adicionando os temperos que preferir e o vinagre até que a mistura fique mais espessa. Como em uma maionese tradicional, vá acrescentando o óleo devagar, em fio, até que fique com a consistência desejada. Agora é só guardar em um recipiente bem fechadinho na geladeira e pronto! Não dava pra ser mais fácil.

Eu peguei essa receita nesse site aqui. É legal você dar uma passada por lá também! No post original tem várias notas sobre os ingredientes, explicações sobre o processo, fotos e dicas sobre armazenamento e duração da receita.

Sorvete de morango

Foto por: mulhermalhada.com

Ingredientes: 1 xícara de aquafaba, 8 morangos, 1 colher de chá de essência de baunilha ou essência de morango, 1/4 colher de sopa de cremor tártaro, açúcar a gosto.

Modo de preparo: Coloque uma xícara de aquafaba pra gelar na geladeira. Depois de gelar bem, bata a aquafaba até que forme uma espuma mais firme. Feito isso, acrescente o açúcar aos poucos e o cremor tártaro. Quando a mistura estiver mais espessa, adicione os morangos já batidos e a essência. Tá quase pronto! Agora é só colocar no freezer pra gelar e comer sem culpa.

Receita original retirada desse site aqui.

Suspiro

Foto por: casaecozinha.com

Ingredientes: 1 xícara de aquafaba gelada, 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro, 1/4 colher de sopa de cremor tártaro (pode ser também goma xantana, vinagre ou limão).

Modo de preparo: Bata a aquafaba até formar uma espuma esbranquiçada. Logo na sequência acrescente a goma xantana (ou o cremor tártaro/limão/vinagre) e bata até obter picos firmes. Com a mistura em picos firmes, acrescente o açúcar aos poucos, com um intervalo entre as colheres.

Forre uma assadeira com papel manteiga e monte os suspiros com uma colher ou com um bico de confeitar. Asse em forno baixo por aproximadamente 1h (de preferência com a porta do forno entreaberta).

Receita original retirada desse site aqui.


Esses são só alguns exemplos de receitas feitas com esse milagre em forma de água de grão de bico. Lá no Pinterest do Dizcorrendo tem várias receitas que eu encontro pela internet reunidas.

Você já conhecia a aquafaba? Tem alguma dica de como utilizar esse ingrediente? Conta aqui pra gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *