Qual a hora certa para ter um filho?

Publicado em Cotidiano
Hora certa para ter um filho

O post de hoje é um pouco diferente, é quase que um desabafo. Qual é a hora certa para ter um filho? Já faz um tempo razoavelmente grande que eu penso nisso e converso com o Thiago sobre o assunto. Antes que vocês pensem besteira (safadinhos), eu já adianto que não pretendemos ter filhos agora, mas não posso negar que o assunto já faz parte da nossa rotina e que discutimos isso com certa frequência.

Acho que eu sempre quis ser mãe. Pelo menos não me lembro de ter passado alguma época da vida achando que essa não seria uma boa ideia (só quando meus irmãos me deixavam louca e quase acabavam com o estoque de paciência que eu tenho pra vida). Passei boa parte dos últimos anos fazendo planos e tentando decidir, baseada no que eu já tinha visto e vivido, qual seria o melhor momento da vida, a hora certa para ter um filho.

Eu nasci quando minha mãe ainda era adolescente e, embora pra ela não tenha sido fácil no começo, hoje considero que nós temos uma boa relação e eu acredito que a pouca diferença de idade entre nós contribuiu pra isso. A geração dela não é tão distante da minha e ela conseguiu me acompanhar de perto e quase que fazer parte do meu universo. Eu sei que existem mães bem mais velhas que se esforçam para que a diferença de idade não interfira na relação com os seus filhos e que são excelentes mães, mas eu relacionei a pouca idade da minha mãe com a nossa amizade e por isso decidi que 25 anos seria a idade ideal. Já teria passado da adolescência e estaria mais madura, mas longe de ser velha. Era a idade perfeita e estava tudo planejado, até que eu cheguei aos 24.

A “hora de ser mãe” já está logo aí e eu não me sinto preparada. E não é porque eu não sei cuidar de crianças (cuidei dos meus irmãos e já fui babá de 4 crianças ao mesmo tempo), e eu me considero até boa com elas. O problema é que quem eu sou hoje é muito diferente de quem eu achei que seria quando fazia esses planos. Eu quero ser mãe e isso tem ficado cada vez mais forte dentro de mim, mas quem disse que existe uma idade certa para ter um filho e que é errado não seguir um cronograma? Nós estamos em constante mudança e seria um absurdo não adaptar os planos do passado com a minha vida de hoje.

Gestante - Hora certa para ter um filho

Em menos de um ano eu mudei de cidade, parei de assistir televisão, parei de comer carne e amadureci os meus pensamentos e sentimentos. Eu estudo muito sobre tipos de parto, tipos de métodos de ensino e de criação, sobre alimentação infantil e converso muito com o Thiago sobre tudo que envolve esse universo e sabe o que eu descobri? Que eu preciso de mais tempo. Estudar nos prepara tecnicamente, mas nós sentimos que ainda precisamos um do outro, que ainda temos que passar por coisas que não tivemos oportunidade de viver, que ainda precisamos sanar as dúvidas existenciais que surgem todos os dias (e que eu sei que vão continuar surgindo). Eu amadureci tanto que aceitei que não é a idade que vai fazer de mim uma boa mãe.

Vou continuar pensando nisso, vou continuar querendo ser mãe mais do que tudo nesse mundo, mas sem deixar que os planos feitos pela Ana Beatriz do passado interfiram no momento que estamos vivendo agora. Eu sei que, assim como eu, existem outras mulheres confusas e casais que também estão passando pelo mesmo momento que nós estamos e foi por isso que eu decidi escrever tudo isso. Foi pra mostrar que tudo bem se sentir confusa, que isso acontece com outras pessoas e que vai continuar acontecendo. Não existe uma fórmula mágica, uma idade ideal e ninguém nunca vai conseguir dizer qual a hora certa para ter um filho. Precisamos levar em consideração quem nós somos agora, qual é o nosso momento e então qualquer hora pode ser a hora certa.

Eu tenho feito tudo que posso pra me libertar desse peso que é escolher a hora de começar uma família e entender que não é culpa minha não estar preparada. Cada um tem o seu próprio tempo e isso precisa ser conversado e respeitado. Ser mãe é uma responsabilidade grande demais, então não fiquem preocupadas em seguir os “padrões”, não fiquem presas aos planos e não façam nada sem que dentro de vocês aquilo faça sentido.

Se você também já passou por esse momento ou se está vivendo isso agora, conta pra gente aqui nos comentários ou por e-mail, se preferir. Eu tenho certeza que você pode contribuir de alguma forma e todo comentário, dúvida ou desabafo será bem vindo.

3 thoughts on “Qual a hora certa para ter um filho?

  1. Adorei o post! Também morro de vontade de ser mãe, mas também penso que ainda tenho que passar por muitas coisas que um bebê talvez não me permitisse passar. Eu não penso nisso de forma egoísta, como se o meu bebê fosse atrapalhar a minha vida, de forma alguma, só acho que, pra tudo que acontece na vida, há uma preparação, uma maturidade e eu não tenho nada disso ainda e nem sei quando vou ter! Não estipulo uma idade, pois acho que a vida surpreende muito a gente! Adorei o blog de vocês!
    Beijos,
    Victória Freitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *