Ideias de decoração para apartamento pequeno

Publicado em Decoração, Inspirações
Decoração para apartamento pequeno

Quando nos mudamos para Curitiba, a ansiedade de ter logo um lugar pra morar era enorme, mas confesso que a parte mais legal de todas foi pensar nas ideias de decoração para apartamento pequeno. É a primeira vez que podemos pensar em tudo sozinhos e deixar todo um apartamento com a nossa cara e, embora tenha dado muito trabalho, foi recompensador.

Eu sei que tem gente que acha que pensar na decoração dos ambientes é um tanto quanto inútil, mas eu garanto que ter um lugar pensado pra você e que te faz feliz é extremamente importante em todas as situações. Nós aqui em Curitiba estamos longe da família e de vários de nossos amigos, mas conseguimos nos sentir verdadeiramente em casa depois de decorar o nosso canto.

Ter um apartamento pequeno nos fez valorizar cada pedaço e otimizar todos os ambientes para que coubesse tudo que tínhamos pensado. O espaço reduzido é certamente um desafio na hora da decoração, mas eu juntei algumas ideias que me inspiraram na hora de montar tudo por aqui e resolvi dividir com vocês.

Cozinha + área de serviço

Juro que eu não entendo a fixação por diminuir as cozinhas que esses engenheiros têm. Nós demos sorte por conseguir um apartamento novo e com uma cozinha relativamente grande e uma área de serviço boa, mas visitei alguns que, %$@!&, era impraticável. Se no seu caso a sua cozinha parece mais um armário e sua área de serviço quase não comporta uma pia, siga essas dicas e descubra como é possível deixar tudo lindo nesse espaço minúsculo.

Aposte nos adesivos de azulejo, é fácil de encontrar, de aplicar, de limpar e muda completamente o ambiente. Dá pra ornar o tom dos adesivos com os eletrodomésticos e utensílios também, mas cuidado pra não perder a mão e deixar sua cozinha parecendo um baile de carnaval (se for essa a intenção, vá em frente, mas escolha os tons com carinho pra não enjoar muito rápido). Os adesivos de parede e quadrinhos também se encaixam muito bem nas cozinhas pequenas e dão um ar moderno pro lugar.

Existem áreas de serviço que são impossíveis de mexer, mas dá pra comprar suas vassouras e rodos estampados e isso já vai deixar um colorido interessante no lugar. Outra coisa relevante nesse pedaço do apartamento são os DIY funcionais, eles facilitam na parte de organização e decoram o ambiente também, dá pra pensar em bastante coisa legal e não faltam ideias no Pinterest.

Decoração para apartamento pequeno - Cozinha

Decoração para apartamento pequeno - Área de serviço

Varanda

Nós não temos varanda e isso é muito triste, mas se você tem, pode utilizar esse espaço ventilado e ensolarado (caso você não more entre milhões de outros prédios ou em Curitiba, que não faz sol nunca) pra fazer uma horta ou colocar algumas plantas nas paredes. Esses jardins verticais estão cada vez mais populares e é super fácil de montar um, tem várias ideias legais na internet e é uma excelente opção pra quem não quer deixar a varanda sem nada.

Decoração para apartamento pequeno - Varanda

Sala de jantar

Se você tem uma sala de jantar apertada, não se preocupe, dá pra improvisar um cantinho bem aconchegante e moderno. Já se o seu caso é uma sala de jantar inexistente, você pode optar por usar aquelas mesas que abrem e fecham e otimizar o seu espaço sem perder o charme. Outra dica legal é apostar nos bancos, cadeiras diferentes, mesas redondas e luminárias chamativas. Esses itens não ocupam muito espaço, são customizáveis e ficam lindos em várias combinações diferentes.

Decoração para apartamento pequeno - Sala de jantar

Sala de estar

Geralmente é o lugar mais decorado da casa por ser o cômodo mais utilizado nos apartamentos das famílias tradicionais (aqui nós passamos mais tempo no escritório e na cozinha :D). Mesmo não sendo o lugar mais utilizado, é lá que recebemos as visitas e passamos nosso tempo assistindo séries e vídeos no YouTube nos dias abençoados que não temos que trabalhar, logo, vale o investimento e a dedicação.

Como no nosso caso não dava pra colocar mais do que um sofá de três lugares, optamos com acrescentar pufes e essa é uma saída prática e visualmente bonita. As paredes decoradas também são ótimas opções, e se você mora de aluguel e não pode pintar as paredes, os adesivos e papel contact estão aí pra te salvar. Tem várias opções de decoração na internet, dá pra se inspirar e deixar sua sala maravilhosa.

Decoração para apartamento pequeno - Sala de estar

Banheiro

Assim como algumas áreas de serviço, existem banheiros que quase não dão conta de ter uma pia (é sério, no apartamento em que eu morava em São Paulo, a pia do banheiro ficava no corredor). O jeito aqui é optar pelos DIY também e usar todos os cantinhos da melhor maneira possível. Pra quem pode investir um pouco mais, existem espelhos com formas maravilhosas e dá pra fazer aplicação de pastilhas nas paredes. Essas aplicações ficam lindas, mas é necessário conversar com o proprietário no caso de você morar de aluguel.

Decoração para apartamento pequeno - Banheiro

Escritório

Não é todo mundo que tem a sorte de ter um quarto sobrando e consegue montar um escritório completo com estações de trabalho e tudo mais, mas é possível resolver esse problema de um jeito bem simples. Sabe aquele canto que sobrou e que você não conseguiu fazer ornar com a decoração dos outros ambientes? É ali mesmo que você pode fazer o seu escritório. Para separar um canto ou pedaço de parede, é só delimitar o espaço com um papel de parede diferente, um conjunto de quadros ou umas prateleiras. Aposte numa cadeira confortável e num headphone potente também.

Decoração para apartamento pequeno - Escritório

Corredores

Geralmente são espaços bem inúteis e não cabe quase nada, mas optar por decorar os corredores com um conjunto bem grande e divertido de quadrinhos ou alguns nichos podem transformar esses espaços sem vida em lugares bem agradáveis. Os nichos, além de decorativos, servem pra guardar objetos e, de repente, aliviar algum outro canto de coisas acumuladas. Dá pra fazer corredores temáticos também, usando só fotos de amigos, família, etc ou corredores monocromáticos, vintages, rústicos ou qualquer outra ideia que você tenha.

Decoração para apartamento pequeno - Corredor

E aí? Gostaram das ideias de decoração? Espero que vocês tenham ficado inspirados e que montem vários espaços lindos nos apartamentos de vocês. Se quiserem alguma sugestão mais específica, deixem aqui nos comentários que eu vou adorar responder.

2 thoughts on “Ideias de decoração para apartamento pequeno

    1. Oi, Victória! Que legal que você gostou do post. Eu também amo esses jardins verticais. É super prático e dá uma cara linda pro ambiente, né? Seja casa ou apartamento. Logo eu vou fazer mais posts sobre o assunto e espero que você goste também. Obrigada pela visita e pelo comentário! Um Beijão ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *